O corte bordado é uma técnica super eficiente no combate às temíveis patologias da haste capilar: a Tricoptilose, mais conhecida como pontas duplas ou bipartidas, e a Tricorrexe Nodosa, conhecida como nódulos esbranquiçados ao longo dos fios (pontinhos brancos mais comuns nas pontas dos cabelos).
Antes de mostrar a técnica, vou falar um pouco dessas duas patologias, as causas e formas de evitar o acometimento dos fios.
A Tricoptilose é uma patologia da haste capilar caracterizada pelo bifurcação do fio, formando pontas duplas, triplas, quádruplas… 🙁
Olhando com um dermatoscópio seus fios ficam mais ou menos assim…
A Tricorrexe Nodosa é caracterizada pelo aparecimento de nódulos esbranquiçados que acometem a extensão dos fios, mas normalmente se concentram na região das pontas.
A quantidade de nódulos varia, pode ser apenas um ou muitos, depende muito da extensão dos fios e do trauma sofrido pelos cabelos.
Os nódulos lembram lêndeas, mas essa patologia não tem relação alguma com a pediculose (piolhos).
Em ambas não há nada que possa ser feito para reverter após o surgimento, somente cortando mesmo, ok?
Pelos motivos abaixo você vai entender porque esse corte é o queridinho das celebridades…
Essa técnica pode ser feita em qualquer tipo de cabelo e não há contra-indicação, pois só traz benefícios para a saúde capilar.
O cabelo deverá estar lavado e completamente seco para facilitar a identificação das pontas duplas e estragadas.
Cabelos lisos e ondulados não é necessário escovar antes. Cabelos cacheados e crespos recomendo escovar para facilitar.
Recomendo adquirir uma tesoura profissional de corte fio laser (tipo da lâmina) bem afiada para não correr o risco de mastigar as pontas dos fios, mas caso não possa, pode utilizar uma tesoura mais simples, mas beeeeem afiada, ok?
O tempo estimado varia de acordo com o tamanho da cabeleira, mas normalmente gira em torno de 1 hora.
O local precisa estar bem iluminado para não correr o risco de cortar errado ou deixar passar pontinhas duplas. Se necessário, coloque uma luminária na sua frente.
A frequência necessária para realizar o bordado vai depender de cada cabelo. Eu faço no meu a cada 40 dias, mas é interessante que cada uma analise e encontre a frequência ideal.
Muuuuuito cuidado com a tesoura para não se machucar ou cortar o que não deve! Se você for desastrada, sugiro não realizar a técnica e pedir ajuda para alguém que tenha mais habilidade!
Você pode realizar o corte bordado em um salão de beleza (o preço varia de R$ 150,00 a R$ 250,00) ou seguir o passo-a-passo e fazer em casa mesmo, economizando bastante! : )
1
Com os cabelos secos, separe em mechas utilizando os prendedores;2
Comece o corte pegando mechas finas da nuca. Em seguida, suba até as mechas do topo da cabeça;3
Em cada mecha deslize os dedos, conforme foto abaixo, e corte todas as pontinhas que ficarem para fora.4
Após cortar as pontinhas com a técnica do deslizamento de dedos, enrole a mecha e corte as pontinhas que ficarem para fora, conforme foto abaixo.Repita os passos 3 e 4 caso perceba que todas as pontas estragadas não foram eliminadas.
5
Faça isso em todas as mechinhas do cabelo! Pode cansar um pouco, mas o resultado vai compensar… 😉6
Lave os cabelos e faça a nutrição ou hidratação indicada no seu Cronograma Circuit Hair.Veja agora algumas fotos de clientes minhas que fizeram o bordado e amaram!
É isso!! Espero que o resultado seja maravilhoso e sugiro que inclua o Corte Bordado na rotina de cuidados das suas madeixas!
Gostou? Compartilhe com suas amigas e deixe um comentário para eu saber o que achou…
Se você já tem seu cronograma gerado, pode acessá-lo aqui.
Caso ainda não tenha um cronograma capilar Circuit Hair, gere o seu agora!
Beijos,
Juliana